Líder do Campeonato Brasileiro, 100% na Copa Libertadores e vaga garantida para as oitavas de final da Copa do Brasil. O Palmeiras está em uma fase espetacular, com 14 vitórias nas últimas 15 partidas (1D), e já tem quatro pontos de vantagem na Série A para o vice-líder Flamengo, adversário deste domingo no Allianz Parque. Foi em casa, porém, onde o Verdão deixou de somar todos os cinco pontos até esta 10ª rodada do Brasileirão.
Desde a derrota para o Bahia, o time do técnico Abel Ferreira teve três vitórias consecutivas como mandante, todas sem sofrer um gol sequer, e ofensivamente escalando o número de gols marcados nas diferentes competições: um gol diante do São Paulo, no Brasileirão, dois diante do Bolívar na Libertadores e três contra o Ceará na Copa do Brasil.
O Flamengo também chega para este jogo com a vaga nas oitavas da Copa do Brasil garantida, assim como a premiação de R$ 3.638.250. A vítima do time rubro-negro foi o Botafogo-PB, que perdeu por 5 a 2 no placar agregado na Terceira Fase da competição mata-mata. No Brasileirão, a equipe do técnico Filipe Luís busca garantir seu segundo lugar e se aproximar da liderança.
Para isso, o Fla se agarra no histórico recente contra o Palmeiras no Brasileirão, torneio no qual o time carioca não perde para o alviverde paulista desde 2017, sem derrotas há 14 partidas (6V, 8E). Esta é a maior invencibilidade deste duelo na história deste confronto direto para qualquer uma das equipes.
Jogadores a serem observados: Estêvão, do Palmeiras, vem mostrando cada vez mais que vai deixar saudade após ir para o Chelsea. Ele marcou dois gols na última partida, a terceira vez que faz isso somente nesta temporada. Pelo Flamengo, Léo Ortiz lidera o ranking de es para frente (249, 40% dos es totais), de acordo com a Opta.
Estatística de destaque: Flamengo lidera a média de posse de bola por jogo (61%) neste Brasileirão, segundo a Opta.
Escrito por Fernando Almeida