O espanhol ficou na frente dos dois carros da Ferrari, os de Lewis Hamilton e Charles Leclerc, a quem superou por 31 e 83 milésimos de segundo, respectivamente.
Se na quarta-feira o corte de energia foi o protagonista negativo, na quinta-feira o convidado inesperado foi a chuva, que atrapalhou o desenvolvimento de um dia de clima frio, com temperaturas entre 13 e 15 graus.
Na sessão da manhã, o sete vezes campeão mundial Lewis Hamilton estabeleceu o tempo mais rápido, que manteve durante a maior parte do dia, até que Sainz Jr., que foi o piloto com mais voltas na quinta-feira (127), o ultraou.
“O dia foi positivo novamente. Estamos fazendo um bom progresso na compreensão do carro e em como podemos extrair seu potencial”, disse o inglês de 40 anos, que substituiu Sainz Jr na Ferrari.
Charles Leclerc assumiu o lugar de Hamilton na Ferrari SF-25 para a sessão da tarde.
O vice-campeão britânico Lando Norris (McLaren), que foi o mais rápido no primeiro dia de testes na quarta-feira, ficou em 14º na quinta-feira, atrás do companheiro de equipe australiano Oscar Piastri.
A McLaren escondeu suas cartas nesta ocasião. Em vez de se concentrar na velocidade, seus testes foram direcionados a outras questões, como a troca de pneus.
Verstappen faz uma pausa
Muitas equipes viram seus pilotos estabelecerem tempos semelhantes. O britânico George Russell e o jovem estreante italiano Andrea Kimi Antonelli registraram o quarto e o quinto tempos mais rápidos para a Mercedes, enquanto o australiano Jack Doohan e o francês Pierre Gasly foram o oitavo e o nono mais rápidos pela Alpine.
O holandês Max Verstappen (Red Bull), atual tetracampeão mundial, deixou seu novo companheiro de box, o neozelandês Liam Lawson, dirigir o dia todo.
Mad Max voltará à pista na sexta-feira para o terceiro e último dia de testes de pré-temporada antes do início da nova temporada, com o primeiro Grande Prêmio acontecendo na Austrália, de 14 a 16 de março.
Lawson teve um problema hidráulico pela manhã. À tarde, ele não teve nenhum problema e registrou o sétimo tempo mais rápido do dia com o RB21.
Os tempos obtidos nesses testes são de importância relativa, pois as equipes nem sempre se concentram na velocidade pura, mas sim na análise de possíveis ajustes a serem feitos nos carros antes do início da temporada.