No circuito italiano Enzo e Dino Ferrari, o piloto da McLaren superou seu companheiro de equipe britânico Lando Norris, segundo, e o espanhol Carlos Sainz, terceiro, ao volante de sua Williams.
O sete vezes campeão mundial Lewis Hamilton, competindo em seu primeiro GP da Itália com a Ferrari, ficou em quinto lugar em sua primeira corrida de vermelho diante de uma horda de tifosi, atrás de seu ex-companheiro de equipe na Mercedes, George Russell, em quarto.
Os cinco primeiros colocados estavam todos a um décimo de segundo um do outro.
O outro monoposto da equipe italiana, o do monegasco Charles Leclerc, ficou apenas em 12º lugar, à frente da Mercedes do jovem prodígio italiano Andrea Kimi Antonelli, que nasceu a poucos quilômetros do circuito.
O tetracampeão mundial Max Verstappen (Red Bull) ficou em sétimo lugar na tabela de tempos, atrás do francês Pierre Gasly, da Alpine, que ficou em sexto.
O novo companheiro de equipe de Gasly, Franco Colapinto, terminou em 17º lugar em seu primeiro teste ao volante do A525. O argentino substitui o australiano Jack Doohan, que foi dispensado pela Alpine devido à sua falta de desempenho.
Os outros dois ses no grid, Isack Hadjar (Racing Bulls) e Esteban Ocon (Haas), terminaram em penúltimo e último lugar na sessão de uma hora de duração, realizada sob o sol no início da tarde.
Uma segunda sessão de treinos livres está programada ainda para esta sexta.