Mais

Favorita McLaren aprendeu com erros do ano ado, diz Lando Norris

Norris largou na pole position em Melbourne
Norris largou na pole position em MelbourneSaeed KHAN / AFP
Lando Norris mostrou que ele e a favorita McLaren aprenderam com erros do ano ado, assumindo a liderança do campeonato de pilotos da Fórmula 1 pela primeira vez e acabando com o mandato de Max Verstappen no topo.

A vitória do britânico na abertura da temporada australiana, no domingo (16), interrompeu a corrida de seu rival da Red Bull, que remontava a maio de 2022.

Norris lidou com sucessivos safety cars, condições complicadas e uma superfície molhada e escorregadia que pegou tanto os novatos quanto os veteranos.

“Trabalhamos muito para nos prepararmos para uma corrida como essa porque foi onde desperdiçamos muitas oportunidades na última temporada”, disse ele. “No Canadá e em Silverstone, não fomos os melhores em nossa preparação e não sabíamos o quanto tínhamos de ser decisivos.”

Norris poderia ter vencido essas duas corridas, mas não conseguiu devido a problemas com os pneus. A McLaren conquistou o título de construtores pela primeira vez desde 1998, com Norris sendo vice-campeão atrás de Verstappen.

“Sabíamos que tínhamos que melhorar em certas áreas. Temos trabalhado muito para tentar garantir que sejamos mais ágeis e melhores na comunicação”, disse o britânico no domingo. “Desta vez, acertamos e terminamos no topo.”

Norris aceitou que a McLaren era a favorita, mas não podia dar nada por garantido. “Max estava três décimos atrás (na classificação) ontem. No ano ado, estávamos muito mais longe e acabamos com o melhor carro no final da temporada”, disse ele.

“Se você começa a pensar que as coisas estão boas e bem, é aí que você é pego. Acho que somos os favoritos porque a equipe fez um trabalho incrível e o carro está voando. Mas teremos corridas em que teremos dificuldades.”

O britânico largou na pole position em Melbourne, algo que nunca inspirou muita confiança no ano ado, e liderou o pelotão.

“É uma situação difícil ser o primeiro e não saber o que fazer com os pneus. Você sabe que alguém atrás de você vai acertar, porque eles vão apostar em alguma coisa e vai dar certo para eles”, disse ele.

“Eu estava me certificando de que a equipe estava ciente do que estava acontecendo. Precisava ter certeza de que estávamos no topo, prontos para tomar a decisão certa.”

As voltas finais também trouxeram outro desafio. “Nunca liderei uma corrida faltando cinco voltas para o final com Max atrás de mim, tentando me pressionar, nessas condições”, disse Norris.

“Talvez Max já tenha ado por isso algumas vezes - ele correu contra Lewis muitas vezes e pôde lidar com isso melhor do que eu. Para mim, foi a primeira vez. Então, era uma questão de ver como eu lidaria com isso quando chegasse lá. Estou feliz por ter superado a situação e mantido a calma. Foi algo que melhorei em relação ao ano ado.”