Mais

CAS confirma exclusão do León do Mundial de Clubes; FIFA define duelo para rival do Fla

James Rodríguez não viaja para os EUA
James Rodríguez não viaja para os EUAČTK / imago sportfotodienst / Isaac Ortiz
A Corte Arbitral do Esporte (CAS) rejeitou nesta terça (6) os recursos apresentados pelos clubes mexicanos León e Pachuca e pelo costarriquenho Alajuelense contra a decisão da FIFA em mudar o representante norte-americano na chave do Flamengo no Mundial de Clubes de 2025.

Com a decisão do CAS, o Club León não participará do torneio nos Estados Unidos.

Conforme decidido pela FIFA, o lugar deixado vago pela equipe de James Rodríguez será preenchido por América do México ou Los Angeles FC, que jogarão uma partida para decidir o último representante da Concacaf no Mundial.

Por que o time mexicano foi expulso?

Em março de 2025, o Comitê de Apelação da FIFA determinou que o Pachuca e o Club León estavam violando o regulamento do Mundial que impede a participação no torneio de dois clubes de mesma propriedade.

O Pachuca e o León, controlados pelo Grupo Pachuca, pediram a anulação da decisão da FIFA, enquanto o Alajuelense também entrou na briga para reivindicar a vaga no Mundial.

"O do CAS emitiu uma Decisão Operacional rejeitando os três recursos e determinou que o Pachuca e o Club León não atendiam aos critérios do Regulamento do Mundial de Clubes da FIFA 2025 (Art. 10.1) em relação à propriedade múltipla de clubes", disse a decisão do tribunal.

Playoff para entrar no Mundial

O Los Angeles FC foi derrotado pelo León na final da Liga dos Campeões da Concacaf de 2023, enquanto o América é a equipe mais bem classificada no ranking da confederação, logo atrás do próprio León.

O vencedor do duelo entre LAFC e América vai entrar no Grupo D, ao lado de Chelsea, Flamengo e Esperánce. A partida ainda não tem data marcada.