O empate na capital paulista recolocou o Botafogo nas quartas de final da Libertadores pela primeira vez desde 2017, quando ficou nessa fase para o Grêmio. Essa é apenas a terceira vez que o clube se põe entre os 8 primeiros da competição continental. A vitória encerra uma semana perfeita para o Glorioso: vitória na ida contra o Palmeiras, goleada sobre o Flamengo e classificação no Allianz Parque.
Veja a tabela completa da Libertadores
O Botafogo agora espera a definição do confronto entre São Paulo e Nacional-URU para conhecer seu adversário nas quartas de final. Os duelos da próxima fase serão entre 17 e 26 de setembro. Antes, no domingo (25), o alvinegro visita o Bahia pelo Brasileirão.
A queda para o Palmeiras representa o fim de uma sequência de 6 anos em que o time disputava sempre as quartas de final. A última vez que tinha caído antes foi em 2017. Na ocasião, caiu para o Barcelona-EQU. O time de Abel Ferreira agora só possui o Brasileirão para disputar até o fim da temporada. No sábado (24), o Verdão recebe o Cuiabá em Campinas.

53 minutos para a história
Os torcedores de Palmeiras, Botafogo e qualquer fã de futebol que acompanhou o segundo tempo do duelo no Allianz, não se esquecerão do que viram. Os dois times entregaram tudo que poderiam pela classificação e fizeram a partida do ano no futebol brasileiro até agora.

O Botafogo, muito pressionado no primeiro tempo, subiu a sua marcação, sufocou o Palmeiras e logo aproveitou a chance que teve. Matheus Martins achou Jefferson Savarino e o venezuelano rolou bem para Igor Jesus abrir o placar. O clima mudou no estádio e os visitantes ampliaram logo em seguida, com a dobradinha Matheus Martins e Savarino de novo.

O jogo estava decidido, o Botafogo controlava o ritmo e o Palmeiras pouco ameaçava. Até que Flaco López diminuiu e fez todo palmeirense acreditar no milagre. Pouco depois, Rony empatou e instaurou o caos no Allianz. As lembranças da remontada do Brasileirão de 2023 vieram e o time visitante sentiu. Gustavo Gómez chegou a balançar a rede para a virada, mas ele foi anulado por toque de mão.

Apenas o apito final trouxe o alívio para os botafoguenses, que precisaram sofrer muito mais que o esperado para ficar com a vaga.
Lesão de Luiz Henrique
O primeiro tempo foi bem menos agitado que a segunda etapa, mas também teve emoção. O Botafogo começou bem e tentou fazer uma pressão sobre o Palmeiras. Mas, aos poucos, o ritmo do Glorioso foi arrefecendo e o Verdão foi tomando conta do jogo. Flaco López perdeu a melhor chance da primeira etapa em cabeceio de frente para o gol.

Houve também uma notícia ruim para o Botafogo. Luiz Henrique sentiu a panturrilha no primeiro tempo, tentou ir para o sacrifício e foi substituído no intervalo.