Mais

Atlético de Madrid vence Barcelona com gol no último lance e assume a ponta de LaLiga

Atlético de Madrid assumiu a liderança de LaLiga ao vencer o Barcelona
Atlético de Madrid assumiu a liderança de LaLiga ao vencer o BarcelonaJosep Lago/AFP
O Atlético de Madrid venceu o Barcelona por 2 a 1 neste sábado (21), pela 18ª rodada de LaLiga, no Estádio Olímpico Lluís Companys. Fora de casa, os Colchoneros foram dominados em boa parte do jogo, mas resistiram para vencer no fim. O Barça abriu o placar no primeiro tempo com Pedri, mas cedeu a virada na etapa final. Rodrigo De Paul e Alexander Sorloth fizeram os gols da vitória.

O Atlético de Madrid conseguiu uma vitória histórica no clássico e quebrou o tabu de quase 20 anos sem vencer o Barcelona em sua casa. A última vez que os Colchoneros haviam vencido os Culés na Catalunha foi em 2006, período anterior a toda Era Diego Simeone. O triunfo também rendeu ao Atleti a liderança do campeonato com 41 pontos, 3 a mais que o Barcelona.

Veja a classificação atualizada de LaLiga

O Barcelona, por sua vez, tropeçou pela 4ª vez nos últimos 5 jogos e viu sua liderança sair das mãos. A situação do Barça ainda piorar no domingo (22), pois o clube possui apenas um ponto de vantagem sobre o Real Madrid. Caso vença o Sevilla neste domingo (22), os Merengues assumem a vice-liderança.

Os dois times agora só voltam a atuar no dia 4 de janeiro de 2025, em duelos pela Copa do Rei. O Barcelona visita o Barbastro por uma vaga nas oitavas de final; o Atlético enfrenta o Marbella.

As estatísticas de Barcelona 1x2 Atlético de Madrid
As estatísticas de Barcelona 1x2 Atlético de MadridOpta by StatsPerform

Quem não faz, leva

Depois de dominar e sair na frente no primeiro tempo, o Barcelona voltou do intervalo com tudo e empilhou grandes chances. Fermín López parou em Jan Oblak, Pedri chutou com perigo perto do gol e Raphinha acertou o travessão em bola por cobertura.

Mesmo sem conseguir capitalizar, o Barcelona vivia o seu melhor momento no jogo e não deixava o Atlético atacar. Porém, na primeira boa subida, os Colchoneros encontraram o espaço que precisavam e empataram. Rodrigo De Paul bateu rasteiro de fora da área e deixou tudo igual.

O Atlético de Madrid teve uma grande atuação coletiva
O Atlético de Madrid teve uma grande atuação coletivaJosep Lago/AFP

Diante da circunstância da partida, o empate era um ótimo resultado para o Atleti. Por isso, Diego Simeone fechou seu time e se concentrou em segurar o Barcelona. O time da casa, por sua vez, seguia perdendo oportunidades. Robert Lewandowski furou na cara de Oblak e outros pararam no goleiro esloveno.

O Atlético de Madrid, no entanto, tinha uma carta na manga e ela foi usada no último lance. Em rápido contra-ataque, Molina cruzou para Alexander Sorloth e o camisa 9 venceu Iñaki Peña. O gol explodiu a torcida do Atlético e Diego Simeone, que finalmente venceu o Barcelona em sua casa.

Sorloth fez o gol da vitória sobre o Barcelona
Sorloth fez o gol da vitória sobre o BarcelonaManaure Quintero/AFP

Barça sai na frente

O primeiro tempo foi todo do Barcelona, que conseguiu atacar e ao mesmo tempo não deixar o Atlético jogar. O volume foi menor do que na segunda etapa, mas com maior eficiência. O gol saiu após uma série de chances e graças ao talento de Pedri. O camisa 8 tabelou com Gavi e finalizou sem chances para Oblak.

Atlético de Madrid foi eficiente para derrotar o Barcelona
Atlético de Madrid foi eficiente para derrotar o BarcelonaČTK / AP / Joan Monfort

Veja todos os detalhes de Barcelona 1x2 Atlético de Madrid