A lógica sugere que o Barcelona e o Real Madrid têm tudo a seu favor para chegar às fases finais da Liga dos Campeões desta temporada.
O time merengue jogará no topo da tabela, com Arsenal, PSG e Liverpool como possíveis adversários, às custas de uma difícil partida nas oitavas de final contra o Atlético de Madrid; os Culés, por sua vez, têm a situação a priori mais fácil, com Bayern de Munique e Inter de Milão como os principais candidatos a enfrentar nas semifinais.
Lewandowski busca 2° título de artilheiro da Liga dos Campeões
A temporada da Liga dos Campeões de 2019/20 foi conturbada devido à pandemia da COVID-19, forçando os organizadores a colocar em prática uma série de restrições que afetaram o andamento da competição. A mais marcante delas foi o fato de que, a partir das quartas de final, os play-offs deveriam ser disputados em uma única partida em um estádio neutro. Mesmo assim, Robert Lewandowski conseguiu marcar 15 gols, cinco a mais do que seu rival mais próximo, Erling Halland.
Como se isso não bastasse, o polonês também se destacou como o melhor assistente daquela temporada, com seis assistências, um feito que ele compartilhou com o argentino Angel Di María. Lewandowski sagrou-se campeão naquela temporada com o Bayern de Munique, um título que, somado a outros fatores, o levou a ganhar o prêmio de MVP da Liga dos Campeões de 2019/20.
Do 8-2 à defesa da camisa blaugrana
Lewandowski fez parte de um dos piores resultados do Barcelona nos últimos tempos, com uma derrota por 8 a 2 que permanece na memória de todos. Naquela partida, o camisa nove do Bayern marcou um gol e deu uma assistência.
Depois de virar a página, o polonês chegou à Espanha para defender o Barcelona, um time que estava em processo de reestruturação e que encontrou no atacante uma base sólida para enfrentar a crise econômica e institucional que levou à saída de sua principal estrela, Lionel Messi. Desde então, o agora 9 do Barcelona marcou 85 gols oficiais em três temporadas no clube, com o qual já conquistou um título da liga e uma Supercopa da Espanha.

Na atual temporada da Liga dos Campeões, ele tem nove gols, um a menos que Serhou Guirassy (10), mas com uma boa chance de ultraar o guineense.
O Barcelona tem um caminho relativamente fácil para a final se levarmos em conta que terá de enfrentar o Benfica nas oitavas de final, um time que já derrotou por 5 a 4 na fase de grupos, em uma partida incrível em que o Barça estava perdendo por 4 a 2.
A partir das quartas de final, os adversários a temer nas eliminatórias são Bayern de Munique e Inter de Milão, com a possibilidade de enfrentar o Real Madrid na final.
Mbappé quer sua primeira Liga dos Campeões
"Quando o rio corre, há água nele", dizem. Esse ditado é mais válido do que nunca se lembrarmos que Kylian Mbappé foi o artilheiro da última Liga dos Campeões com oito gols, título que dividiu com Harry Kane.
Na edição de 2023/24 da maior competição de clubes do mundo, após a eliminação do PSG para o Borussia Dortmund, Mbappé disse que era o "principal responsável pela falta de eficiência de sua equipe". Nos 180 minutos do confronto, o francês deu oito chutes, quatro deles no alvo, mas com eficácia zero se considerarmos que os parisienses não conseguiram marcar em nenhum dos jogos.

Depois de sua chegada ao Real Madrid, parece que o sonho de Mbappé de conquistar sua primeira Orelhuda está mais próximo do que nunca. Até agora, em seu primeiro ano no Los Blancos, o francês marcou 28 gols oficiais em 39 jogos, já ganhou uma Supercopa Europeia e um Mundial de Clubes, está na disputa pela LaLiga e ajudou o time a derrotar o Manchester City nos playoffs da Liga dos Campeões desta temporada.
Com sete gols até agora, há uma boa chance de Mbappé superar sua marca do ano ado, embora o Los Blancos tenha um caminho difícil até a final.
Eles não só precisam enfrentar o Atlético de Madrid no clássico da capital espanhola, mas, se avançarem, PSV ou Arsenal os aguardam nas quartas de final e, com toda a probabilidade, Paris Saint-Germain ou Liverpool em uma eventual semifinal. Como se isso não bastasse, Mbappé poderá se encontrar em uma possível final contra o Barcelona, o feroz rival merengue, naquela que é a final mais aguardada por muitos amantes do bom futebol.

Raphinha também quer sua fatia do bolo
Outro jogador do Barcelona está competindo lado a lado pelo prêmio de artilheiro da Liga dos Campeões 2024/25: Raphael Dias Belloli, mais conhecido como Raphinha. Ele chegou ao Barcelona vindo do Leeds, onde marcou 11 gols na temporada 2021/22 da Premier League.
Sua transferência, por 58 milhões de euros, fazia parte do plano do Barcelona para reestruturar a equipe naquele ano e funcionou muito bem. Em três temporadas, ele marcou 39 gols oficiais, sendo que 2024/25 é sua melhor temporada, com 22 gols em 36 jogos até agora. Atualmente, ele está em terceiro lugar na corrida para ser o artilheiro da Liga dos Campeões deste ano, com oito gols e cinco assistências, o que o torna um dos melhores jogadores em sua posição.
Vale a pena observar que, ao contrário de Lewandowski e Mbappé, Raphinha não é um "9" regular, portanto, as chances de o brasileiro levar as honras de artilheiro são menores do que as dos demais.

Serhou Guirassy, a surpresa da Liga dos Campeões
Esse talvez seja o nome menos mencionado na luta pelo artilheiro da Liga dos Campeões de 2024/25, mas ele é definitivamente o que tem os melhores números. Em 10 jogos pelo Dortmund na Liga dos Campeões nesta temporada, ele marcou o mesmo número de gols, incluindo três gols contra Celtic, Barcelona e Shakhtar.

Ele chegou do Stuttgart em 2024 para se juntar aos aurinegros por apenas 18 milhões de euros e agora seu valor de mercado disparou para nada menos que 42,5 milhões.
Vale lembrar que o Borussia Dortmund disputou a última final da Liga dos Campeões contra o Real Madrid, portanto não é descabido pensar que eles podem chegar a essa fase novamente, o que serviria de palco para Guirassy continuar a aumentar sua tendência de gols.
O Dortmund jogará contra o Lille nas oitavas de final e, se avançar, poderá enfrentar o Barcelona, um time que praticamente ninguém quer enfrentar tão cedo na fase de mata-mata.