Mais

Real Madrid visita Liverpool na revanche de um clássico recente da Liga dos Campeões

Salah não escondeu decepção por ainda não ter sido procurado para renovar contrato
Salah não escondeu decepção por ainda não ter sido procurado para renovar contratoPaul ELLIS / AFP
O Real Madrid enfrenta o Liverpool em Anfield, nesta quarta-feira (27), na quinta rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, em uma revanche de um dos novos clássicos do futebol europeu.

Os Reds começaram a rodada sozinhos no topo da tabela de 32 equipes, graças a uma campanha impecável nos primeiros quatro jogos (12 pontos), enquanto o Real Madrid, com duas vitórias e duas derrotas, precisa começar a subir para o Top 8, grupo dos times que se classificam diretamente para as oitavas de final.

Confira a classificação da Champions League

Lucas Vázquez foi incluído na equipe, embora ainda não esteja totalmente recuperado. O técnico italiano Carlo Ancelotti deve usar o uruguaio Fede Valverde na lateral, depois que ele jogou bem na vitória de domingo por 3 a 0 sobre o Leganés no Campeonato Espanhol.

Acompanhe Liverpool x Real Madrid com narração ao vivo do Flashscore

Os brancos não contam com o brasileiro Vini Jr., que ficará de fora por três semanas com uma lesão no bíceps femoral esquerdo. A novidade da lista do técnico italiano é a inclusão de Gonzalo, um atacante do time reserva.

No entanto, a ausência de Vinicius - que não deve estar pronto até a final da Copa Intercontinental em 18 de dezembro - deixa o caminho livre para o francês Kylian Mbappé jogar na ala esquerda, sua posição natural e onde ele é mais letal.

O astro brasileiro se juntou a Dani Carvajal, que perderá toda a temporada com uma ruptura no ligamento do joelho, ao austríaco David Alaba, ao francês Aurelien Tchouaméni e aos compatriotas Militão e Rodrygo.

Seus adversários, por outro lado, apesar de liderarem a Premier League e a Liga dos Campeões, estão em crise.

O contrato de seu principal atacante, Mohamed Salah, expira em junho e ele ainda não renovou. No domingo, depois de marcar dois gols na vitória de virada do seu time contra o Southampton, o egípcio falou sobre sua situação contratual.

“Estou mais para sair do que para entrar. Não recebi nenhuma proposta. Estamos quase em dezembro e não recebi nenhuma proposta para ficar no clube”, disse o jogador de 32 anos à NBC, antes de enfatizar que continua focado em ganhar títulos este ano, embora tenha expressado sua decepção.

Clássico europeu em branco

Os dois times já se enfrentaram 11 vezes. No entanto, com um saldo mais positivo para o Real Madrid: sete vitórias para Los Blancos, três para os Reds e um empate.

A última vitória do time inglês aconteceu há mais de 15 anos, no jogo de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões de 2008-2009.

Naquela partida, o Liverpool de Rafa Benítez goleou o Real Madrid de Juande Ramos por 4 a 0 em Anfield, depois de ter vencido o jogo de ida por 1 a 0 no Santiago Bernabéu.

Desde então, os merengues dominaram os confrontos entre as duas equipes, com destaque para as finais da Liga dos Campeões em Kiev em 2018 (3 a 1) e Paris em 2022 (1 a 0), ambas com o técnico alemão Jürgen Klopp no comando do Liverpool.

O último encontro aconteceu nas oitavas de final da temporada 2022-2023. No jogo de ida, o Liverpool abriu uma vantagem de 2 a 0 em Anfield após 14 minutos, em uma partida que terminou com uma goleada de 5 a 2 para o Los Blancos. O Real Madrid também venceu o jogo de volta (1 a 0).

Mas Arne Slot, sucessor de Klopp, que tem 16 vitórias em seus 18 jogos como técnico do Reds, espera aproveitar a boa fase de sua equipe para interromper a sequência de derrotas contra o Los Blancos na quarta-feira.