Mais

Cristiano Ronaldo se junta aos quarentões da elite dos esportes

Cristiano Ronaldo faz 40 anos com uma série de recordes na carreira
Cristiano Ronaldo faz 40 anos com uma série de recordes na carreiraFPF
O craque Cristiano Ronaldo completa 40 anos nesta quarta-feira (5) e se junta a um grupo pequeno de quarentões que ainda dominam os esportes, como os pilotos Lewis Hamilton e Fernando Alonso ou o jogador de basquete LeBron James.

O atacante português estreou como profissional, ainda com 17 anos, em 14 de agosto de 2002, e mais de 22 anos depois continua no auge, mesmo disputando uma liga "menor", na Arábia Saudita. Com mais de 920 gols na carreira e quase 1300 jogos, CR7 continua a ser decisivo no Al-Nassr e a ser aposta na seleção portuguesa, na qual tem o recorde mundial de 135 gols em 217 jogos.

Confira a classificação da Liga Saudita

Contudo, a longevidade de Ronaldo não lhe deve permitir imitar o também quarentão LeBron James, que conseguiu jogar ao lado do filho mais velho, já na temporada atual dos Los Angeles Lakers, na NBA. Cristiano Ronaldo Jr. ainda está na base do Al-Nassr, com apenas 14 anos.

Cristiano Ronaldo celebra 40 anos
Cristiano Ronaldo celebra 40 anosFPF

King James, 37 dias mais velho do que o jogador de futebol, está na 22ª temporada da NBA e apresenta uma média de pontos por jogo superior a 23, tendo já sido selecionado, mais uma vez, para o All-Star Game.

O "Robozão" ainda pode igualar a longevidade do amigo Pepe, que pendurou as chuteiras com 41 anos, após o Euro 2024, em que voltou a ser um jogador de destaque, após uma temporada de altos e baixos no Porto.

No basquete feminino, Diana Taurasi, uma das melhores da história, continua jogando aos 42 anos e há menos de seis meses conquistou a sexta medalha de ouro consecutiva em Jogos Olímpicos, ao ajudar, mesmo com menos tempo de quadra, os Estados Unidos a chegar ao título em Paris 2024.

Fernando Alonso é outro exemplo de longevidade
Fernando Alonso é outro exemplo de longevidadeANDREJ ISAKOVIC/AFP

Na Fórmula 1, há dois quarentões na ativa. O britânico Lewis Hamilton, sete vezes campeão do mundo, ainda busca o oitavo título mundial, depois de se mudar para a Ferrari aos 40 anos. O espanhol Fernando Alonso continua sendo, mesmo aos 43 anos, um dos melhores pilotos da F1, e justifica a aposta da Aston Martin de o manter no volante.

Os Jogos Olímpicos Paris-2024 marcaram a despedida de outro atleta de 40 anos. O cubano Mijain Lopez, de 42 anos, anunciou a aposentadoria depois de conquistar a quinta medalha de ouro na luta greco-romana. No ciclismo, o espanhol Alejandro Valverde correu até aos 42 anos, mas continua na busca por títulos na especialidade de cascalho com 44.

Mesmo com muitas lesões, o tenista suíço Roger Federer estendeu a carreira até aos 41 anos, idade com que o jogador de futebol Oscar Cardozo continua marcando gols no Paraguai ou que Aaron Rodgers continua dando es para touchdowns na NFL.

Rodgers, quarterback do New York Jets, foi o jogador mais velho da temporada atual, em que Tom Brady, por muitos considerado o melhor da história, se despediu aos 45 anos.

Mas o grande fenômeno de longevidade é o japonês Kazu Miura. Aos 57 anos, é o jogador mais velho em atividade no futebol profissional, agora no Atlético Suzuka, do Japão.