O sérvio bateu seu rival espanhol por 3 sets a 1, com parciais de 4-6, 6-4, 6-3 e 6-4, após 3h35 minutos de duelo.
Decacampeão do Grand Slam australiano, Djokovic (7º do ranking) vai disputar sua 50ª semifinal de major da carreira — recorde absoluto. O atual número 7 do mundo encara o alemão Alexander Zverev (2º), na madrugada de quinta para sexta, pela vaga na decisão.
Final antecipada?
“Foi uma das partidas mais épicas que já joguei em qualquer quadra", afirmou Nole após o jogo, que terminou à 1h da manhã em Melbourne. "Esta deveria ter sido a final", acrescentou.
Em condições de muito vento na Rod Laver Arena lotado, a partida foi cheia de trocas de bolas de tirar o fôlego e com muitos pontos espetaculares de lado a lado. O rali mais emocionante do duelo teve 33 golpes.
Alcaraz (3º) começou jogando melhor e Djokovic teve de pedir tempo médico quando perdia por 4-5 no primeiro set. Ele voltou à quadra com a parte superior da perna esquerda enfaixada e parecia que não aguentaria o ritmo do espanhol.
“Tive que tomar outra dose de remédio. Se eu perdesse o segundo set, não saberia se continuaria jogando. Depois comecei a me sentir melhor, a me movimentar melhor", contou o sérvio.

Após perder a primeira parcial, porém, Novak voltou renovado para o 2º set, minimizando a duração dos ralis e aumentando a agressividade para empatar o confronto.
Siga o Australian Open com o Flashscore
No terceiro set, o sérvio acertou 11 winners e cometeu apenas 4 erros não forçados, virando o jogo com autoridade. O quarto set foi mais equilibrado, com quebras para os dois lados, e com Djokovic cirúrgico nas horas decisivas.
Ao vencer Alcaraz pela 5ª vez em 8 encontros, Djokovic se tornou o terceiro homem na Era Aberta a chegar às semifinais do Aberto da Austrália com 37 anos ou mais, juntando-se a Ken Rosewell e Roger Federer.
Novak Djokovic está também mais perto de se tornar o maior campeão de Grand Slam da história do tênis. No momento, ele está empatado com Margaret Court com 24 conquistas.
Por sua vez, Alcaraz caiu pelo segundo ano consecutivo nas quartas de final do Aberto da Austrália, o único título Grand Slam que ainda não conquistou.