Mais

Keys destrona Sabalenka na Austrália e vence seu primeiro Grand Slam

Keys impediu terceiro título consecutivo de Sabalenka em Melbourne
Keys impediu terceiro título consecutivo de Sabalenka em MelbourneMartin Keep / AFP
A tenista americana Madison Keys (nº 14) derrotou a bielorrussa Aryna Sabalenka (nº 1) na final do Aberto da Austrália e conquistou o primeiro título de Grand Slam de sua carreira, aos 29 anos, em Melbourne, neste sábado (25).

Em uma partida de alta qualidade, apesar de Sabalenka não ter mostrado seu nível habitual em muitos momentos, Keys superou a favorita em pouco mais de duas horas de jogo e três sets (6-3, 2-6, 7-5), privando a bielorrussa de seu terceiro título consecutivo em Melbourne.

As lágrimas ao final da partida de Keys, uma antiga pérola do tênis americano (finalista do US Open em 2017) que andava um tanto estagnada nos últimos anos, sem grandes triunfos, contrastaram com o choro de Sabalenka, que, decepcionada por não conseguir manter sua coroa, descontou toda a raiva batendo a raquete na sua cadeira.

Com sua vitória, que veio depois de vencer o torneio de Adelaide antes do Aberto da Austrália, Keys subirá para a 7ª posição no ranking da WTA, igualando sua melhor posição de todos os tempos.

4ª campeã feminina com mais títulos

Na Era Aberta do tênis, apenas três jogadoras venceram seu primeiro Grand Slam com mais idade do que a jogadora de Illinois: a italiana sca Schiavone (Roland Garros em 2010 com 29 anos e 347 dias), a britânica Ann Jones (Wimbledon em 1969 com mais de 30 anos) e a italiana Flavia Pennetta (campeã do US Open em 2015 com 33 anos).

No primeiro set, Sabalenka parecia muito com a jogadora que ela era antes de vencer pela primeira vez na Austrália em 2023: mentalmente frágil, errática em seus golpes (12 erros não forçados e 4 duplas faltas) e continuamente buscando ajuda de seu técnico para superar Keys.

Veja os detalhes de Sabalenka x Keys

A americana, por outro lado, fez tudo certo. Aproveitando-se do serviço ineficaz da bielorrussa (menos de 50% dos pontos ganhos com seu saque), Keys castigou Sabalenka repetidas vezes, quebrou-a três vezes e venceu o primeiro set por 6 a 3 em apenas 36 minutos.

Números do jogo
Números do jogoFlashscore

Fim das 20 vitórias consecutivas

No segundo set, Sabalenka melhorou seu saque (cerca de 70% dos pontos ganhos com seu primeiro saque) e encontrou uma maneira de quebrar Keys, que, ao contrário, começou a acumular erros.

Sabalenka, além disso, manteve a calma nos momentos decisivos, salvando as três bolas de break que teve contra si para empatar o placar (6-2).

Apesar da pressão, as duas jogadoras foram muito sólidas no saque no terceiro e decisivo set, sem conceder o menor break point às adversárias.

Até que, com 6-5 abaixo e o resto, Keys teve duas match balls e Sabalenka não conseguiu reagir, desistindo do título em Melbourne e encerrando uma sequência de 20 vitórias consecutivas no torneio australiano.